terça-feira, 20 de junho de 2017

Desmame: a saga

Uma saga chamada desmame, e essa começou por aqui. Confesso que achei que seria muito mais fácil, porque tudo que a gente lê e pesquisa sempre parece mais fácil. Mas não está sendo nada fácil( já entenderam neh que não é fácil hebe), o desmame é muito complexo, ele não é apenas acordar e decidir: hoje não amamemtarei mais. Ele envolve o emocional, a mente, memórias, e outra pessoa diretamente: a sua cria e que por sinal não quer desmamar. Envolve também terceiros, o pai que terá assumir o seu posto de mamá pra ela não sentir o seu cheiro, os avós que sempre vão acabar perguntando se não quer o mamazinho da mamãe quando estiverem nervosos, envolve também aquela mãe desconhecida que está amamentando seu filho, enquanto a sua cria  que você quer desmamar assiste, salivando querendo estar como aquele bebê.

Envolve também  a sua força de vontade, porque a vontade mesmo é desistir de tudo e deixa-lá mamar até ela decidir que não quer mais. Quando você pesquisa sobre o assunto o que você mais lê é que o amamentar tem que ser bom para ambos, se pra um não estiver bom, tá na hora de desmamar. Mas e se essa hora não chegar??? Aqui não chegou, aqui ainda é tão bom quanto foi naquele dia, a quase dois anos, na nossa primeira troca de olhares, aqueles olhinhos de jabuticabas vidrados em mim e sua boquinha tão pequenina se agarrou no bico do peito, naquela sala do parto, toda sujinha ainda e não largou mais. Aqui amamentar ainda é emocionante, ainda acelera o coração, ainda junta lágrimas nos olhos de tanto amor transbordante por aquele ser que Deus te presenteou. E pra ela ainda é o porto seguro, é onde ela quer estar, e nem a mamadeira (que por sinal também pegou numa boa e qualquer tipo de bico) substituí.

Mas então Jéssica, por que desmamar se você e ela ama tanto??? Porque a minha "meta" eu alcancei, dois anos amamentando, e porque quero mais um, quero viver essa experiência de novo, não esse ano, mas ano que vem e pra isso quero a Mahara desmamada e se conseguir, desfraldada também.

Mas como já disse várias vezes no começo, não está sendo fácil. Foram 6 meses de amamentação exclusiva, 8 meses sem complemento de fórmula e quase 11 meses de livre demanda e o dia todo. E agora faltando 10 dias para seus 2 anos ainda mama no peito. E como negar um pedido tão singelo: Mãe! Mamá da mamãe....

3 comentários:

  1. Ai Jeh já sofro só em pensar...por aqui tbm será dificil...e a minha meta é 2 anos...pelo mesmo motivo que você...pro segundinho vim quero o Benício desmamado. Por aqui continua prazeroso, emocionante...amo amamentar...qria tanto que ele perdesse o interesse por ele mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Sei bem o que vc está passando
    Aqui parei de amamentar qd ele tinha 14 meses
    Já n estava sendo prazeroso, ele qria o tempo todo, a posição de dormir está acabando com minha coluna, que já é torta e problemática. O bico já estava em frangalhos, água qd batia no peito doía. Ele estava qrendo substituir almoço e janta pelo 'tetê da mamãe' e estava perdendo peso...
    Tentei duas vezes antes de decidir tomar o remédio pra parar o leite.
    Achei que merecia uma medida mais drástica já que eu estava um trapo... eu vivia estressada, desanimada, extremamente sensível, pq n conseguia dormir, nem fazer nd com ele agarrado literalmente no meu peito.

    Mas sei que fiz minha parte e dei o meu amor líquido até onde consegui.
    Se essa é sua meta, insista, vai ser dolorido pra ambas, mas será por pouco tempo!

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ohhh imagino que não seja fácil! Lendo seu relato, super me coloquei no seu lugar... e sim deve ser ultra mega difícil!!

    Força linda!! Vai conseguir se este seu desejo.

    E parabéns por ter amamentado por 2 anos!! 2ss2s2

    ResponderExcluir