segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Alergia a Amoxicilina

Bom dia!!! 
Voltando a vida real depois de uma semana mágica. Antes do relato da viagem, vou contar o porque do meu sumiço detalhado. 

Nestes últimos meses retornei de vez trabalhar ( não lembro de contei que consegui mais 3 meses de licença, a licença especial que os servidores estaduais tem direito a cada 5 anos), e não consegui me adaptar com o meu horário de serviço, que eram das 8h as 12h e depois retornava as 18h as 22h, o que antes de ser mãe era muito bom, mas com criança pequena, um carro só e ainda morando mega longe não foi bom. Tínhamos que sair com a Mahara as 22h para o marido ir me buscar, dai até ela voltar a dormir já era quase meia noite. Dai acordar as 6h da manhã para me levar para trabalhar, estava se tornando cansativo para ela, pra mim e pro meu marido, sem contar que no período da tarde nem ia pra minha casa porque não compensava o tempo, então ficava na minha mãe, onde a Mahara fica durante o dia. Com essa nova rotina a Mahara acabou pegando uma gripona e foi tratada como gripe suína. Então acabei optando por mudar de local de trabalho e passei trabalhar das 8h as 17h e próximo da casa da minha mãe. Mas dai lá vai mais um tempo pra acostuma a nova rotina, e depois de um mês da gripe a Mahara começa com sintomas parecidos de novo, como não consegui consulta com a pediatra dela, levei em outra ( aproveitei já levei numa especialista em alergia para tratar da rinite alérgica junto) que diagnosticou garganta inflamada para a Mahara e receitou o antibiótico amoxicilina para ela. 

Como quando ela estava com gripona e foi tranquilo, achei que seria tranquilo novamente, mas foi mero engano meu. Uma semana depois ela começou apresentar umas manchinhas vermelhas no corpo, e na hora já corremos para o hospital com ela, até chegar lá as manchas ficaram mega inchadas. O corpinho todo dela ficou inchado, e cheia de manchinhas, e a princípio achei que fosse alergia a um tempero artificial que a minha sogra usou no macarrão um dia antes. Não usamos tempero artificial, a Mahara nunca tinha comido antes, e eu nem pretendia dar pra ela, mas vocês sabem aqueles momentos que cuspimos pra cima, e resolvemos deixar comer só um pouquinho e não vai fazer mal, foi esse momento. O médico plantonista era clínico geral, e mesmo sem ser pediatra foi atencioso com a Mahara, receitou um antialérgico e ela ficou em observação a manhã toda. As manchas começaram a sumir, os inchaços sumiram e deram alta para a Mahara. 

Neste mesmo dia, a noite as manchas voltaram e no dia seguinte os inchaços, e mais uma vez não consegui consulta com a pediatra da Mahara, mas conseguimos uma reconsulta com a pediatra especialista em alergia, já que uma amiga falou que a filha dela teve a mesma reação com a amoxicilina. Na consulta a médica explicou que 90% de  a probabilidade de ser reação alérgica a amoxicilina do que o tempero que ela comeu. Ela explicou que a criança pode tomar uma vez o antibiótico e não ter nenhuma reação, mas na segunda vez terá se for alérgica. A amoxicilina/ penicilina demoram 30 dias para desencadear a alergia, por isso na primeira vez não houve reação. Mas agora uma terceira vez pode ser muito perigoso, então ela não deve tomar nunca mais, e a médica passou os exames para confirmar se realmente é alérgica.

Esse exame deve ser feito 30 dias depois que começou a reação alérgica, então teremos que aguardar até o dia 28/08 para a Mahara poder fazer o exame, neste meio tempo tomando muito cuidado para que ela não coma comidas com tempero artificial e nem o amoxicilina. Mas no fundo torcendo que seja reação alérgica ao antibiótico mesmo do que ao tempero, porque hoje enquanto pequena a gente consegue controlar a alimentação dela, mas já pensou quando for maiorzinha e for comer fora? 
Sou muito cuidadosa com o que a Mahara come justamente por causa de alergia alimentar e não me passou pela cabeça que poderia ter alergia a remédio. Antes dela nascer devo ter lido em algum lugar sobre isso, a gente pesquisa sobre vários assuntos, já quer saber tudo sobre tudo e isso foi algo que me passou batido. Ou simplesmente esqueci. A gente tenta, mas nunca saberemos o suficiente, né. Tentei achar alguma pesquisa sobre a alergia a amoxicilina, mas tudo era muito longo, mas vi que é muito comum. 

Quem quiser saber mais sobre o assunto pode pesquisar pelo Dr.Google ou pedir uma explicação para a pediatra. A Mahara teve manchas vermelhas, inchaços, depois esses inchaços tornaram mancha roxa, levou uns 5 dias para sumirem, teve muita coceira. Ao vermos a mancha corremos pro hospital e isso foi muito importante, porque até chegarmos lá a Mahara ficou completamente inchada, e se tivéssemos esperado mais um pouquinho poderia trancar garganta e canais respiratórios, evito até pensar em se tivéssemos esperado para ver se não sumia. 

Foram os piores dias da minha vida, queria ter o poder de tirar a dor dela e tomar para mim, não desejo isso nem para inimigos, e espero que ninguém aqui passe por isso. Mas se seu filho começar a ter alguma manchinha e logo começar a inchar corra pro hospital, não tente medicá-lo por conta própria. E se não tiver confiança no que a médica esta medicando, procure um segundo médico para trocar informações.

Graças a Deus que tudo já passou e hoje a Mahara não esta com nenhuma sequela. Espero que o post tenha ajudado vocês e até a próxima.

Me dói ver esta fotinho, aqui já estava medicada e bem melhor dos inchaços.


10 comentários:

  1. Own meu Deus, que bom que está melhor
    Dá um desespero né?!
    Arthur teve reação alérgica provavelmente ao talco q foi passado após o corte de cabelo (talco p tirar o excesso de cabelo que caiu no rosto)
    Ficou com o rostinho vermelho e inchado, os olhos ficaram bem miudos
    Mas ele tá bem, graças a Deus!

    Tô louca p voltar p casa e vê-lo, dá uma angustia n estar c ele

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa... a gente tem que ficar atenta com tudo né... qualquer coisa pode dar alergia..
      Melhora pro pequeno...

      Bjks

      Excluir
  2. A Livia tomou amoxicilina para combater o inicio de uma inflamação no ouvido direto em julho, foram 10 dias sem ingerido e 10 dias de diarreia, quando terminou o antibiótico cortou a diarreia, terei de observar se em uma próxima ingestão o mesmo quadro ocorre, pois segundo a pediatra pode ser uma reação ao antibiótico. Graças a Deus elas estão ótimas agora né. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Mahara teve diarreia nas duas vezes que tomou!
      Graças a Deus mesmo!
      Bjks

      Excluir
  3. Nossa que tenso! Que bom que ela já está melhor...
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Que dó!
    Eu sou alérgica a penicilina e minha mãe descobriu assim como você, quando eu era bem pequena. Morro de medo de meu filho ter, mas graças a Deus ainda não precisou tomar! Eu sempre que sugerem antibióticos eu tento mudar o tipo, justamente por achar alto o risco de alergia.
    Quero levá-lo ao alergista para ver justamente isso.
    Melhoras para a Mahara!

    ResponderExcluir
  5. Nossa que susto, adorei vc ter compartilhado, Nick tomou amoxilina uma vez e não teve reação, mas muito bom saber que numa segunda vez pode ocorrer.
    Quando ele começou a rejeitar o leite fizemos exames de alergia, tanto de sangue como um que coloca um reagente na pele, super tranquilo, espero que os exames da Mahara tbm sejam.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. meu bb estava tomando e esta com corpo todo empolado, o medico trocou por outro antibiotico sera q vai sumir essas manchas ?

    ResponderExcluir
  7. meu bb estava tomando e esta com corpo todo empolado, o medico trocou por outro antibiotico sera q vai sumir essas manchas ?

    ResponderExcluir