segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Alergia a Amoxicilina

Bom dia!!! 
Voltando a vida real depois de uma semana mágica. Antes do relato da viagem, vou contar o porque do meu sumiço detalhado. 

Nestes últimos meses retornei de vez trabalhar ( não lembro de contei que consegui mais 3 meses de licença, a licença especial que os servidores estaduais tem direito a cada 5 anos), e não consegui me adaptar com o meu horário de serviço, que eram das 8h as 12h e depois retornava as 18h as 22h, o que antes de ser mãe era muito bom, mas com criança pequena, um carro só e ainda morando mega longe não foi bom. Tínhamos que sair com a Mahara as 22h para o marido ir me buscar, dai até ela voltar a dormir já era quase meia noite. Dai acordar as 6h da manhã para me levar para trabalhar, estava se tornando cansativo para ela, pra mim e pro meu marido, sem contar que no período da tarde nem ia pra minha casa porque não compensava o tempo, então ficava na minha mãe, onde a Mahara fica durante o dia. Com essa nova rotina a Mahara acabou pegando uma gripona e foi tratada como gripe suína. Então acabei optando por mudar de local de trabalho e passei trabalhar das 8h as 17h e próximo da casa da minha mãe. Mas dai lá vai mais um tempo pra acostuma a nova rotina, e depois de um mês da gripe a Mahara começa com sintomas parecidos de novo, como não consegui consulta com a pediatra dela, levei em outra ( aproveitei já levei numa especialista em alergia para tratar da rinite alérgica junto) que diagnosticou garganta inflamada para a Mahara e receitou o antibiótico amoxicilina para ela. 

Como quando ela estava com gripona e foi tranquilo, achei que seria tranquilo novamente, mas foi mero engano meu. Uma semana depois ela começou apresentar umas manchinhas vermelhas no corpo, e na hora já corremos para o hospital com ela, até chegar lá as manchas ficaram mega inchadas. O corpinho todo dela ficou inchado, e cheia de manchinhas, e a princípio achei que fosse alergia a um tempero artificial que a minha sogra usou no macarrão um dia antes. Não usamos tempero artificial, a Mahara nunca tinha comido antes, e eu nem pretendia dar pra ela, mas vocês sabem aqueles momentos que cuspimos pra cima, e resolvemos deixar comer só um pouquinho e não vai fazer mal, foi esse momento. O médico plantonista era clínico geral, e mesmo sem ser pediatra foi atencioso com a Mahara, receitou um antialérgico e ela ficou em observação a manhã toda. As manchas começaram a sumir, os inchaços sumiram e deram alta para a Mahara. 

Neste mesmo dia, a noite as manchas voltaram e no dia seguinte os inchaços, e mais uma vez não consegui consulta com a pediatra da Mahara, mas conseguimos uma reconsulta com a pediatra especialista em alergia, já que uma amiga falou que a filha dela teve a mesma reação com a amoxicilina. Na consulta a médica explicou que 90% de  a probabilidade de ser reação alérgica a amoxicilina do que o tempero que ela comeu. Ela explicou que a criança pode tomar uma vez o antibiótico e não ter nenhuma reação, mas na segunda vez terá se for alérgica. A amoxicilina/ penicilina demoram 30 dias para desencadear a alergia, por isso na primeira vez não houve reação. Mas agora uma terceira vez pode ser muito perigoso, então ela não deve tomar nunca mais, e a médica passou os exames para confirmar se realmente é alérgica.

Esse exame deve ser feito 30 dias depois que começou a reação alérgica, então teremos que aguardar até o dia 28/08 para a Mahara poder fazer o exame, neste meio tempo tomando muito cuidado para que ela não coma comidas com tempero artificial e nem o amoxicilina. Mas no fundo torcendo que seja reação alérgica ao antibiótico mesmo do que ao tempero, porque hoje enquanto pequena a gente consegue controlar a alimentação dela, mas já pensou quando for maiorzinha e for comer fora? 
Sou muito cuidadosa com o que a Mahara come justamente por causa de alergia alimentar e não me passou pela cabeça que poderia ter alergia a remédio. Antes dela nascer devo ter lido em algum lugar sobre isso, a gente pesquisa sobre vários assuntos, já quer saber tudo sobre tudo e isso foi algo que me passou batido. Ou simplesmente esqueci. A gente tenta, mas nunca saberemos o suficiente, né. Tentei achar alguma pesquisa sobre a alergia a amoxicilina, mas tudo era muito longo, mas vi que é muito comum. 

Quem quiser saber mais sobre o assunto pode pesquisar pelo Dr.Google ou pedir uma explicação para a pediatra. A Mahara teve manchas vermelhas, inchaços, depois esses inchaços tornaram mancha roxa, levou uns 5 dias para sumirem, teve muita coceira. Ao vermos a mancha corremos pro hospital e isso foi muito importante, porque até chegarmos lá a Mahara ficou completamente inchada, e se tivéssemos esperado mais um pouquinho poderia trancar garganta e canais respiratórios, evito até pensar em se tivéssemos esperado para ver se não sumia. 

Foram os piores dias da minha vida, queria ter o poder de tirar a dor dela e tomar para mim, não desejo isso nem para inimigos, e espero que ninguém aqui passe por isso. Mas se seu filho começar a ter alguma manchinha e logo começar a inchar corra pro hospital, não tente medicá-lo por conta própria. E se não tiver confiança no que a médica esta medicando, procure um segundo médico para trocar informações.

Graças a Deus que tudo já passou e hoje a Mahara não esta com nenhuma sequela. Espero que o post tenha ajudado vocês e até a próxima.

Me dói ver esta fotinho, aqui já estava medicada e bem melhor dos inchaços.


8 comentários:

  1. Own meu Deus, que bom que está melhor
    Dá um desespero né?!
    Arthur teve reação alérgica provavelmente ao talco q foi passado após o corte de cabelo (talco p tirar o excesso de cabelo que caiu no rosto)
    Ficou com o rostinho vermelho e inchado, os olhos ficaram bem miudos
    Mas ele tá bem, graças a Deus!

    Tô louca p voltar p casa e vê-lo, dá uma angustia n estar c ele

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa... a gente tem que ficar atenta com tudo né... qualquer coisa pode dar alergia..
      Melhora pro pequeno...

      Bjks

      Excluir
  2. A Livia tomou amoxicilina para combater o inicio de uma inflamação no ouvido direto em julho, foram 10 dias sem ingerido e 10 dias de diarreia, quando terminou o antibiótico cortou a diarreia, terei de observar se em uma próxima ingestão o mesmo quadro ocorre, pois segundo a pediatra pode ser uma reação ao antibiótico. Graças a Deus elas estão ótimas agora né. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Mahara teve diarreia nas duas vezes que tomou!
      Graças a Deus mesmo!
      Bjks

      Excluir
  3. Nossa que tenso! Que bom que ela já está melhor...
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Que dó!
    Eu sou alérgica a penicilina e minha mãe descobriu assim como você, quando eu era bem pequena. Morro de medo de meu filho ter, mas graças a Deus ainda não precisou tomar! Eu sempre que sugerem antibióticos eu tento mudar o tipo, justamente por achar alto o risco de alergia.
    Quero levá-lo ao alergista para ver justamente isso.
    Melhoras para a Mahara!

    ResponderExcluir
  5. Nossa que susto, adorei vc ter compartilhado, Nick tomou amoxilina uma vez e não teve reação, mas muito bom saber que numa segunda vez pode ocorrer.
    Quando ele começou a rejeitar o leite fizemos exames de alergia, tanto de sangue como um que coloca um reagente na pele, super tranquilo, espero que os exames da Mahara tbm sejam.

    Beijos

    ResponderExcluir