segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

O retorno para o trabalho: adaptação



Bom dia!!! Agora sim o ano esta começando de verdade, menos o ano letivo aqui na escola onde trabalho. Ainda estamos no ano letivo de 2015, e eu como sou quem cuida da parte burocrática da vida escolar do no sistema, terei muito trabalho nas próximas semanas. Na verdade todas da secretaria, o que temos geralmente um mês para fazer teremos que fazer em uma semana, tudo por causa da greve. Então por um bom motivo, né!

Mas não vim aqui contar como foi o meu trabalho, e sim como fiz para que ocorresse tudo bem com adaptação da Mahara com a minha volta ao trabalho. Graças a Deus ela ficou bem tranquila com a minha mãe, não chorou, não anda reclamando e nem dando trabalho em relação a isso. Mas acredito que tudo isso foi porque comecei a me preparar com muita antecedência. Eu não deixei ela na minha de um dia para outro simplesmente, mas sim tive todo um preparo com ela antes para que ela se adaptasse. Tudo que eu fiz foi um aglomerado de conclusão minha, de pesquisa e sugestões da minha mãe e amigos, não peguei nada pronto da internet, então pode ser que deu certo pra mim e nao dar para você. Mas mesmo assim vou compartilhar com vocês. 

Decidi já me preparar com um mês de antecedência, porque assim como quando a criança vai para escola pela primeira vez, há todo um processo para que a criança se adapte-se com a escola, assim é também com  o seu retorno ao trabalho, porque até o momento a criança está acostumada a ter a mãe à disposição por 24h. Levando em consideração isso resolvi criar os seguintes passos para a adaptação:

1- Criar vínculo com o lugar que irá ficar: desde que começou o ano, eu comecei ir com a Mahara para a casa da minha mãe quase todos os dias, para que fosse se acostumando com o espaço e a presença da minha mãe. Ela se acostumou tanto que os dias que não ia para a casa da vó, ela pedia para passear. Isso é importante para que a criança não estranhe o local quando for ficar sozinha com a vó. Se for ficar na própria casa e for a vó ou babá quem vai deslocar até a casa, acredito que seria importante elas virem ficar na casa com uma semana de antecedência também, para que a criança crie vínculos com elas.

2- Deixar sozinha por algumas horas: eu e o marido testamos a deixar a Mahara sozinha por algumas horas para ir no cinema, mas como era bem naquela semana de salto de desenvolvimento, não obtivemos muito sucesso. Mas não desisti tão fácil assim, depois que percebi que ela já estava mega a vontade na casa da minha mãe, comecei a deixar ela sozinha e vinha para minha casa faxinar. Mas é claro que ela chorasse eu já largava a faxina e corria para a casa da minha mãe. Mas isso não foi preciso, e a minha mãe mandava foto dela por watsapp para me acalmar. Foi mais difícil para mim do que para ela.

3- Leve os brinquedos favoritos: quando vou arrumar as coisas da Mahara para levar, parece que estou levando uma mudança, hehe. Todos os dias arrumo uma malinha só com os brinquedos favoritos dela, assim ela tem com o que distrair. Mas já deixei alguns na minha mãe por precaução mesmo, porque vai que acordo mega atrasada e na correria esqueço dos brinquedos neh.

4- Converse com a criança: antes de sair converse com a criança, explica que ela vai ficar com a vovó porque a mamãe vai trabalhar, que vai voltar depois e tal. A criança pode ser bem bebezinho ainda, e você achar que ela não entenda, mas ela entende sim e você vai ver que conversar é muito importante.

5- Evite sair sem se despedir: nunca tente sair escondido, é pior para a criança você do nada ter sumido. É melhor que ela chore com você dando um tchau, do que criar uma confusão na cabeça dela com seu desaparecimento. As vezes ela vai estar dormindo e não vai ser possível se despedir, então se puder ligar só para isso, vai ser muito importante. Digo isso porque já fui criança também, e tinha uma mente mega fértil para criar situações de que fui abandonada só por não saber o que tinha acontecido com os meus pais.

6- Chegue na hora combinada: tente sempre chegar na hora que combinou com a criança, e se for se atrasar, comunique ela. Isso pelo mesmo motivo acima.

Espero que esses passos possam te ajudar com a adaptação. Todos os dias vou trabalhar tranquila porque sei que a Mahara está bem, quando dou o tchau para ela, ela devolve com sorriso no rosto. E quando chego do trabalho encontro ela brincando toda alegre, me cumprimenta com um sorriso  lindo e continua brincando na boa. Quando pego ela no colo ela abraça e dá um beijo(mordida babado) mais gostoso do mundo e meu coração se acalma sabendo que ela teve um dia tranquilo e sem problemas.

Se você seguir esses passos me conte como foi, e se você já passou por isso me conta o que fez. 

Bjus e até a próxima.
Image and video hosting by TinyPic

2 comentários: