sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Sobre o meu medo




Bom noite amadas... Hoje vou fugir um pouco do desafio e contar um pouco sobre o porque do meu medo de não conseguir engravidar. Mas para vocês entenderem um pouco vou ter que contar todo o meu histórico médico, então senta bem confortável, porque é longa a história.

Sempre fui uma criança saudável, tive algumas doenças mas as comuns de crianças. Raramente tive gripe, ou a mãe ter de sair correndo da madrugada para me levar ao hospital. Porém, aos 14 anos comecei a ter dores de estômago, e minha mãe me levou num especialista. Depois de vários exames, inclusive endoscopia, foi diagnosticado que eu tinha gastrite, hérnia de hiato e problemas de refluxo, e com uma alimentação controlada, cama inclinada como dos hospitais e remédios, melhorei. 

Depois que passei no concurso do Estado, e nos exames de admissão descobri que tinha anemia. E foi ai que começou a minha luta para conseguir estabilizar o ferro, mas mesmo tomando 3 comprimidos de sulfato ferroso e ainda ter perdido um dente por isso, não consegui estabilizar. Era como se eu nunca tomasse os remédios, e por isso nunca alterava. Mas eu tomava corretamente e os anos iam se passando e nada de descobrir a causa.

Se passado 6 anos fazendo exames sem sucessos, uma nova médica resolve partir para outros tipos de exames, e descobrindo assim hipotireoidismo. Já não bastava a anemia e agora mais isso. Começa agora mais um tratamento com remédio super forte, e mais pesquisas e exames pra descobrir o porque de tudo isso. As duas doenças não eram relacionadas mas tinham algo em comum: nenhum dos remédios faziam efeito.

Como o sulfato ferroso não fazia efeito, perguntei para o médico se eu poderia tomar ferro intravenosa. E como não tinha mais solução, o médico concordou.  Depois disso, finalmente a anemia se estabilizou, não estava perfeita mais estava bem melhor. Como já estava noiva, e cabeça de noiva só pensa em casamento que acabei deixando de lado tudo isso. Depois que casei, mudei de cidade e voltei a correr atrás de médicos para conseguir estabilizar tudo isso. Como o médico era em outra cidade, levei uma amiga junto e na trajetória fui contando toda essa história para ela, até que no fim ela perguntou se eu não tinha problema de absorção, já que somente o remédio na veia fez efeito. Esse foi um questionário muito importante em minha vida, porque depois ela repetiu para o médico que resolveu solicitar uns exames para responder a dúvida.

Com anemia e hipotireoidismo fui diagnostica com doença celíaca, ou seja, intolerância a glúten. Mas com as dificuldade de encontrar médico na cidade, acabei deixando pra depois. Mas quando voltei novamente para a minha cidade natal, voltei a consultar com todos os especialistas da área e com uma nutricionista. Como novo médico, ele resolveu fazer uma biópsia para descobrir em que estágio da doença celíaca eu estava, e descobri que estava no estágio final, que a anemia e hipotireoidismo eram consequência disso, que só restava ter osteoporose  e câncer no intestino; e ainda tinha intolerância a lactose. Mesmo assustada com tudo fiquei feliz em finalmente ter encontrado a solução. Comecei a com a dieta imediatamente, que era retirar da alimentação tudo que possuía glúten, ou seja, alimentos a base de trigo, cevada, centeio e outros. 

Provavelmente tenho a doença celíaca desde criança, e se tivessem diagnosticado nesta época, hoje não teria passado por nada disso, nem emagrecido um monte e ter uma aparência de doente. Mas finalmente estabilizar tudo, a anemia desapareceu, e o hipotireoidismo também. Nos últimos exames deu negativo para a doença celíaca, mas mesmo assim devo manter a dieta.

Recuperei a minha saúde, nunca me senti tão bem como me sinto hoje. Mas o medo de nunca engravidar ou ter uma gravidez de risco ou medo de abortar nunca foi tão forte. Tomei muito remédio que podem ter prejudicado meu corpo e sei que terei que ter o acompanhamento de 4 médicos, e sei que sei quais são os meus problemas e quais providência devo tomar, mas o medo sempre está ali. E ele só vai sair quando eu tiver nos meus braços o meu pequeno bebê.

O texto ficou mega longo, mas precisava contar tudo isso pra vocês entenderem. Agora podem escrever nos comentários que é coisa da minha cabeça, que Deus é maior, e que os planos Dele iram se concretizar em minha vida, e eu sei disso, mas o medo cisma em ficar ali.

Image and video hosting by TinyPic

8 comentários:

  1. Jeh nossa agora sim entendi tudo, poxa porque é tão difícil os médicos pesquisarem esta resistência?
    Não vou te falar só que tudo vai dar certo não, mas vou te falar o porque penso isto. Você sabe que eu penso que tudo na vida tem um porque né? Então, vc já se perguntou porque descobriu esta sua doença antes de engravidar? Deus já colocou os médicos certos no seu caminho, e com certeza especialista hoje em dia é tudo. Portanto, o medo sempre existirá, até em pessoas totalmente saudáveis, imagina com a gente que já tem algo né?
    Apenas confie, porque se vc já sabe o caminho a ser seguido, já tem meio caminho andado, e bora ter fé que logo os gêmeos chegam.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suh, tenho fé que Deus já esta cuidando de tudo, e que tudo é está no seu propósito. E que sabe logo chega os gêmeos ...hehe..

      bjus

      Excluir
  2. Jeh agora entendi melhor o grau da sua doença!!! Mas tb acho que vai dar tudo certo e Deus vai te proteger na sua gestação.
    Tenho uma colega que teve trombose cerebral e disseram que ela morreria ou o bebê na gestação e hoje Davi tem 1 ano e 7 meses, ela se cuidou muito,tomou injeções diárias mas deu tudo certo!!!

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Suzy, tenho fé que tudo vai dar certo... agora esperar novembro pra começar a tentar...hehe

      Bjus

      Excluir
  3. Boa Tarde Jeh, obrigada pela visita lá no blog e as palavras, estou lhe seguindo. Quanto a sua vontade estar aflorando, já procura um ginecologista de sua confiança e já o avisa a respeito do que pretende e faça os exames iniciais, depois espere a chegada do(a) baby que virá rapidinho se Deus permitir. Bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Ni, obrigada pela visita aqui também, já consultei o ginecologista e já estou realizando os exames. Agora aguardar Novembro pra começar a tentar...

      Bjus

      Excluir
  4. Oi Jeh obrigada pela visita e já estou te seguindo... Quanto a tentativas, parece batido mas mantenha a calma pois ansiedade atrapalha viu, eu só engravidei depois que desencanei. Procure médicos da sua confiança, comece como Acido Fólico e tenha fé em Deus

    Bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Dayanne, obrigada pela visita aqui também. Já estou consultando uma médica de confiança, e em setembro começo com o ácido fólico.

      Bjks

      Excluir