quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Antes de engravidar, quais exames fazer?


Boa tarde queridas! Antes que agradecer pelas palavras que vocês tiveram comigo no post sobre meus medos. Eu estou confiante em Deus, mas as vezes bate aquela insegurança. Percebi que muitas sugeriram eu consultar uma ginecologista e começar os preparos para engravidar. A verdade é que já estou tendo esse acompanhamento, e em setembro começo com o ácido fólico. Como já contei anteriormente, tenho acompanhamento trimestral com quatro médicos, e realizo vários exames a cada três meses, então quando conversei com a GO sobre a possibilidade de engravidar ela nem solicitou tanto exames como vejo em muitos blogs e sites por ai. 
A verdade é que ela só solicitou cinco exames, e é sobre eles que vou falar sobre hoje. Como bateu a curiosidade de pesquisar sobre eles, resolvi compartilhar com vocês.

  • Hepatite C: A hepatite C é uma doença do fígado causada pelo vírus da hepatite C, o VHC, que pode ou não apresentar sintomas. A hepatite C, semelhante à hepatite B, também pode tornar-se crônica e as suas formas de transmissão são o contato com secreções e sangue contaminado, sendo mais comum entre usuários de drogas injetáveis que compartilham agulhas.

  • VDRL: Doença transmitida através de relações sexuais desprotegidas, que pode ter importantes repercussões para a saúde da mãe e do bebê. Se a mulher engravida com a doença ou é contaminada durante a gravidez, existe grande risco de abortamento espontâneo e óbito intra-uterino. Ao passar pela placenta e contaminar o bebê, a sífilis também pode causar diversas má formações, a chamada sífilis congênita. O tratamento é muito simples, à base de antibióticos e quando diagnosticada e tratada corretamente antes da gravidez, os riscos de transmissão são eliminados, a não ser que a mulher seja novamente infectada.

  • Toxosplamose: Causada pelo protozoário chamado Toxoplasma Gondii, é uma doença transmitida através do contato com fezes de animais, principalmente de gatos, da manipulação de terra e da ingestão de carne crua e verduras contaminadas. Se a mulher pega esta doença durante a gravidez, pode haver diversas complicações para o futuro bebê, como má formações, deficiência visual grave quando nascer e outros problemas graves de saúde, apesar de existir tratamento para diminuir essa chance. As mulheres que já tiveram essa doença não precisam se preocupar, pois têm os anticorpos e estão imunes. Aquelas que não pegaram a toxoplasmose têm que tomar muito cuidado, lavando sempre muito bem as mãos, evitando manipular fezes de animais e mexer com terra, assando e cozinhando muito bem as carnes, lavando muito bem as verduras e tábua de carnes, além de ficarem bem longe de iguarias cruas, principalmente de origem japonesa, árabe e italiana. 

  • HIV: Vírus causador da AIDS. A mulher que é portadora deste vírus pode transmiti-lo para o bebê durante a gravidez, parto e amamentação. É por esta razão que esse exame é tão importante, não somente antes da gravidez, como também durante o pré-natal. Quanto mais precocemente se descobrir a doença, maiores são as chances de um tratamento preventivo, reduzindo a possibilidade de transmissão ao bebê para menos de 3%. Se mesmo assim o HIV for transmitido ao bebê, às chances de sobrevivência são quase de 100%. Isso acontece porque a criança recebe medicamentos anti-retrovirais logo que nasce, não tem contato no parto - que deve ser cesariano - e ainda não é amamentada pela mãe contaminada. 

  • Citomegalovírus: Vírus cujos sintomas da infecção são variáveis, podendo até mesmo ser confundido com uma simples gripe. Na fase crítica, pode aparecer dor de garganta, febre e aumento dos gânglios do corpo, do baço e do fígado. Se a mulher pega essa doença durante a gravidez, existe uma grande possibilidade de passá-la para o bebê e causar sérios problemas, como retardo mental, nascimento com baixo peso, icterícia e pneumonia, problemas de audição e visão, e até mesmo o óbito intra-uterino. A transmissão vertical do vírus pode ocorrer durante a gestação por passagem através da placenta; ao nascimento, pelo contato da criança com secreção vaginal contaminada ou no período pós-natal, através da amamentação.Não existe um tratamento para a doença e nem uma vacina para evitar a contaminação, por isso as mulheres que nunca tiveram contato com esse vírus devem ter muito cuidado, pois não têm imunidade. 
E vocês, quais exames tiveram que fazer?



Image and video hosting by TinyPic

3 comentários:

  1. Oi Jessica, meu ginecologista meu pediu Hemograma, Glicose, HIV, Hepatite C, HBsAg (Hepatite B),Sífilis, Urina tipo I e Ultra Sonografia Pélvica via endovaginal, todos exames entregues e todos com bom resultados, sem AC a 3 meses e esperando o momento de Deus. Bjs...

    ResponderExcluir
  2. Oi Jessica, quem me incluiu na blogagem coletiva foi a Dani do blog Eu Quero Ser Mãe, veja com ela para te incluir também segue link do blog dela http://agoraeuquerosermae.blogspot.com.br/

    Beijos...

    ResponderExcluir
  3. antes eu morria de medo de tirar sangue, agora tiro de letra... kkk
    Ah normalmente eles pedem tipagem sanguinea tbm.

    Beijos

    ResponderExcluir